Conheça 5 benefícios da Gestão da Qualidade

por | maio 26, 2020 | Blog, Indústria

A maior parte das organizações já adotam uma gestão da qualidade em seu dia a dia.

No entanto, muitas empresas não conhecem os benefícios de investir em uma gestão da qualidade realmente eficiente e contínua.

Por isso, trouxemos 5 benefícios que a gestão da qualidade pode trazer para o seu negócio.

O que é gestão da qualidade?

Primeiramente, é importante entender melhor o que é a gestão da qualidade, para assim, conseguir entender os benefícios que ela pode trazer.

A gestão da qualidade é uma estratégia que as empresas podem adotar e que tem como foco a melhoria e otimização da produção ou serviços prestados.

Em resumo, a gestão da qualidade passa por todas as etapas e processos da cadeia produtiva da empresa, implementando medidas, ferramentas e estratégias para autoaperfeiçoamento do produto que chega ao consumidor final.

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Benefícios da gestão da qualidade

A implementação de um controle de qualidade é de extrema importância para que uma empresa entregue o seu melhor produto. Porém, não é só isso que a gestão da qualidade pode proporcionar.

A gestão de qualidade traz diversos benefícios para todos dentro de uma organização. Indo muito além dos lucros e conquistas financeiras, o controle de qualidade também é responsável pela melhoria e satisfação da qualidade de vida de seus colaboradores.

Sem dúvidas, o  empreendedor que souber utilizar a gestão da qualidade da melhor forma, pode fazer com que sua marca fique cada vez mais alinhada às táticas que o levarão ao sucesso desejado.

São diversas as vantagens ao se adotar uma gestão da qualidade efetiva. Nesse artigo, iremos falar sobre os 5 principais benefícios da gestão da qualidade. Confira!

1- Redução de desperdício

Com a gestão correta, muitos processos sofrem alterações para garantir a melhoria do produto ou serviço oferecido pela empresa.

Com isso, também é nítida a diminuição de desperdício durante esse processo. Pois, um controle maior, garante a qualidade desde a produção da matéria-prima, até a entrega ao consumidor final.

Sendo assim, a quantidade de refugo, de retrabalho e de desperdícios diminuí consideravelmente quando a organização realmente leva a sério a gestão da qualidade, tendo impacto positivo e direto nos custos operacionais.

2- Maior produtividade

Como consequência de um processo planejado e otimizado, vem uma produção sem quebras e paralisações.

Com isso, temos uma cadeia produtiva atuando no máximo de sua capacidade sem perda de qualidade. É responsabilidade do controle de qualidade testar, avaliar e tomar as medidas necessárias para que a produção flua sem qualquer tipo de problema.

Também é responsabilidade da gestão de qualidade atuar de maneira rápida diante de qualquer inconformidade apresentada durante a produção ou prestação de serviço.

3- Melhora a imagem da sua marca

A implementação da gestão da qualidade também está diretamente ligada a construção da imagem de uma empresa na mente do seu consumidor.

Uma vez que imagem que a empresa transmite para o mercado pode atrair investimentos, chamar a atenção de talentos ou engajar decisões de compra, assim como ter efeito completamente oposto. Então, é preciso cuidar da marca.

Um bom branding está ligado a  eficiência e qualidades apresentadas pelo produto. Sendo assim, a gestão da qualidade é parte importante no processo para se alcançar uma imagem de destaque e com valor agregado.

Ao aplicar os processos de otimização na produção de uma empresa ou em um serviço, é muito mais fácil que um potencial cliente consiga associar a sua marca a algo que irá atender, ou, até mesmo, superar as suas expectativas.

Quando não há  implementação de uma gestão de qualidade efetiva, a organização pode acumular reclamações e escândalos extremamente prejudiciais para sua venda e relacionamento com o mercado de forma geral.

4- Aumento nas vendas

Produtos de qualidade, custos reduzidos e boa imagem. Isso por si só já faz com que ocorra o aumento da lucratividade na organização.

Além disso, também haverá um aumento de vendas e procura pelos produtos e serviços da empresa, uma vez que, com o passar do tempo, as pessoas entenderão que a marca oferece muito mais qualidade e consistência.

A gestão de qualidade é responsável por manter um padrão de excelência e facilitar o processo de construção de relacionamento entre consumidor e produto.

5- Segurança e Saúde

Uma gestão da qualidade eficiente garante maior segurança, tanto ao consumidor final quanto aos colaboradores da empresa.

Não apenas por apresentar produtos e processos eficientes e seguros, mas também por se preocupar com toda e qualquer situação que possa, de alguma maneira, trazer prejuízos à saúde.

O controle de qualidade irá acompanhar todos os passos da produção e estará atenta a aspectos importantes  como a limpeza, organização e boas práticas de fabricação durante todo o processo, garantindo que não haja nenhum tipo de contaminação.

Para os colaboradores, estar em um ambiente limpo, organizado e seguro é extremamente importante. Isso deve ser um alerta para a equipe de controle de qualidade, uma vez que, a qualidade de vida no trabalho está diretamente ligada ao despenho de uma produção.

Isso incluí um ambiente livre de pragas urbanas como os pombos, que além de deixarem grande sujeira por onde passam, também são responsáveis por transmitir doenças graves e podem atuar na contaminação da matéria-prima ou produto final.

Conheça algumas técnicas de controle de pombos

Para os consumidores, a segurança e garantia dos produtos são fatores importantes e exercem grande influência na decisão de compra, além de ter um impacto gigantesco no relacionamento de confiança com a marca.

Com a gestão de qualidade qualquer perigo que possa oferecer risco à saúde é identificado e tratado de forma preventiva. Garantindo assim, que não haja prejuízo algum para a empresa.

Gestão e monitoramento da qualidade

Para garantir os benefícios citados e muitos outros,  é importante que a equipe de controle da qualidade faça um monitoramento diário em todos os processos.

Pois, sem uma constante verificação, os problemas existentes anteriormente tendem a retornar e todo o investimento realizado pela sua organização será perdido.

Por isso, é importante também conhecer as ferramentas que podem auxiliar em um trabalho ainda mais efetivo. Contratar empresas com expertise em determinados setores, por exemplo, pode fazer com que o controle de qualidade tenha um efeito acima do esperado.

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