Antes de qualquer coisa, precisamos compreender que o controle de pombos não consiste em sua exterminação, mas na aplicação de técnicas que irão impedir a aproximação e permanência desses pombos em locais não apropriados.
Fazer esse controle é muito importante, pois, os pombos são considerados pragas urbanas , além de serem responsáveis pela transmissão de diversas doenças.
Não raramente, encontramos diversas “dicas” e “soluções mágicas” para fazer esse controle, porém, é necessário ter cuidado e pesquisar muito para escolher a melhor solução.
Pois, existem normas que regulamentam o controle e o manejo ambiental da fauna sinantrópica nociva, a qual os pombos fazem parte.
Segundo a Secretária do Estado de São Paulo,
“Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste.”
Destacando -se, “… dentre os animais sinantrópicos, aqueles que podem transmitir doenças, causar agravos à saúde do homem ou de outros animais.”
Por isso, nós separamos 5 dispositivos de controle de pombos que você encontra no mercado.
Espículas
São dispositivos físicos, semelhantes a espetos que agem como desestabilizastes, evitando o pouso e permanência dos pombos.
Existe uma grande variação de materiais para a sua confecção, o que consequentemente gera uma diferença notável no valor de instalação e manutenção.
Um ponto negativo desse método, é a instalação limitada a áreas como parapeitos, beirais, chaminés e calhas. Deixando o restante do local livre para entrada dos pombos.
Telas e Redes
A instalação de telas ou redes pode se feita em telhados, calhas e outros lugares de difícil acesso.
É importante ressaltar que neste tipo de dispositivo, é arriscado que algum animal, não somente pombos, acabe ficando preso ou se machuque.
A manutenção e substituição desses dispositivos costumam ser constantes, uma vez que se danificam com facilidade.
Repelente
O repelente é considerado uma barreira química grudenta, responsável por causar incômodo nos pombos.
A sua aplicação deve ser feita nos locais de pouso dos pombos, é necessário fazer uma limpeza no local antes da aplicação e sua duração é de apenas 6 meses.
Cabo Tencionado
Os cabos tencionados impedem que os pombos consigam pousar sob ao local onde foram instalados sem se ferir.
Porém, assim como as Espículas, sua instalação fica limitada a beirais, muros, parapeitos, chaminés e calhas. Consequentemente, deixam grandes áreas sem proteção alguma.
Dispositivo HTX MAXX:
O dispositivo HTX MAXX da Robotx, é composto de um reator que gera pulsos eletromagnéticos capazes de repelir os pombos.
Isso acontece, pois esses pulsos, modificam o campo magnético terrestre que causa desconforto e desorientação dos pombos. Já que é justamente pelo campo magnético da terra que eles costumam se orientar.
Com isso, os pombos acabam buscando outros locais para procurar comida e abrigo.
Diferente de outros sistemas, o dispositivo HTX MAXX, não causa dano algum aos pombos ou qualquer outro animal.
O sistema de pulso eletromagnético está de acordo com as normas do IBAMA, que se refere ao controle de controle e o manejo ambiental da fauna sinantrópica nociva.
Assista ao vídeo e entenda melhor como no sistema HTX MAXX funciona!
Mais importante que conhecer os dispositivos e métodos de controle de pombos, é encontrar os profissionais certos para esse tipo de serviço.
A Robotx está sempre inovando e buscando as melhores práticas para atender as necessidades dos nossos clientes.
Se você precisa de ajuda com o controle de pombos, preencha o formulário: https://robotx.com.br/contato
Um dos nossos representantes entrará em contato.