Prejuízos causados pelos pombos nas indústrias

por | abr 28, 2021 | Blog

Prejuízos causados pelos pombos nas indústrias estão diretamente ligados ao aumento da área urbana e o desmatamento constante das áreas verdes.

O que faz com que as cidades se tornem o ambiente ideal para diversos animais, como os pombos que acabam habitando os grandes centros das cidades estruturas de empresas e indústrias.

Esses pombos, que se alojam em indústrias, por exemplo, podem causar danos gravíssimos aos empreendimentos e até mesmo interferir negativamente na produção e lucro da empresa.

Quais os principais prejuízos que os pombos causam nas indústrias?

Como é possível evitar a presença de pombos nas indústrias?

Coisas que não funcionam no controle de pombos

Procure por ajuda profissional e evite prejuízos

Quais os principais prejuízos que os pombos causam nas indústrias?

qualidade de um produto está diretamente ligada às condições de limpeza e às práticas saudáveis realizadas nas indústrias.

Portanto, a presença de pombos é extremamente prejudicial, já que é comum que eles entrem em locais como galpões de armazenamento, áreas de carga e descarga, e nos telhados.

Entre os diversos prejuízos que esses animais podem trazer, podemos destacar:

  • Bloqueio de calhas;
  • Construção de ninhos que favorecem a reprodução e permanência de pombos;
  • Corrosão dos materiais de construção utilizados nas instalações, e dos utilizados para as atividades laborais, visto que as fezes são muito ácidas e capazes de estragar todo o tipo de material;
  • Contaminações graves em indústrias farmacêuticas e de alimentos;
  • Deslocamento e estrago de telhas;
  • Dificuldades na emissão de alvarás e certificados;
  • Inconformidades durante as inspeções de saúde sanitária;
  • Péssimo aspecto visual e de higiene, devido aos dejetos que ficam espalhados no chão e nas estruturas.

Além de todos os prejuízos na estrutura, os pombos, por serem portadores de pulgas, ácaros, carrapatos, piolhos e outros insetos, os pombos também podem representar sério risco para a saúde dos colaboradores.

Sendo assim, a presença desses pombos pode resultar em problemas trabalhistas devido à insalubridade do ambiente, além de casos de óbito em decorrência de doenças como Criptococose, Histoplasmose, Salmonelose, entre outras.

Portanto, é essencial adotarmos medidas de controle de pombos para garantir o afastamento desses animais.

Um produto, equipamento, prédio ou até mesmo um colaborador contaminado, compromete toda produção. Trazendo grande prejuízo financeiro, além de manchar o nome da empresa.

A melhor maneira de fazer o controle de pombos, é através da contratação de uma empresa especializada, com método seguro para a realização desse tipo de trabalho.

Como é possível evitar a presença de pombos nas indústrias?

Assim como os humanos, os pombos precisam de três fatores para sobreviver:

  • Água;
  • Alimento;
  • Abrigo.

Portanto, é comum e natural que eles vivam próximo dos locais que ofereçam as melhores condições de sobrevivência, principalmente, onde possam encontrar comida e abrigo.

Para os locais de grande porte como as indústrias, é extremamente importante que seja feito um trabalho de conscientização dos colaboradores através de treinamentos e palestras.

Devemos deixar claro que, de maneira geral, uma das principais alternativas para evitar casos de infestação de pombos é não ofertar alimentos aos animais.

Contudo, além da conscientização dos colaboradores, também é importante que façamos um trabalho de prevenção e controle físico, através de métodos adequados para o afastamento desses pombos.

Coisas que não funcionam no controle de pombos

Os pombos são animais espertos e com alta capacidade de adaptação, por isso alguns truques caseiros não são nenhum pouco eficiente.

É inútil tentar truques, festão de natal, papel alumínio ou esculturas de aves de rapina. Pintar o telhado de branco ou pendurar CDs também são ações que não funciona.

Esses animais podem se assustar na hora, mas se acostumam e voltam a frequentar o telhado.

Outros artifícios como os espetos, telas e adesivos também se mostram ineficazes, pois também não afastam definitivamente os pombos. Apenas dificultam a aproximação, mas como já sabemos, os pombos são extremamente adaptáveis, portanto, acabam retornando ao local.

Além disso, todos os métodos descritos acima acabam sendo um investimento negativo e podem até causar prejuízo.  Pois, necessitam de manutenção, troca e reparos frequentes.

Enfim, se quisermos manter esses pombos longe, devemos buscar pelo método que melhor atende as nossas necessidades.

Procure por ajuda profissional e evite prejuízos

Agora que você já entendeu os prejuízos que esses pombos podem apresentar para a indústria, pode estar pensando em como resolver esse problema.

No entanto, vale lembrar que é importante procuramos por uma empresa especializada para fazer esse trabalho.

A Robotx é uma empresa com uma equipe extremamente qualificada que busca constantemente o desenvolvimento tecnológico na área de controle de pombos.

O dispositivo HTX MAXX desenvolvido pela Robotx, é composto de um reator que gera pulsos eletromagnéticos capazes de repelir os pombos.

Isso acontece, pois, esses pulsos, modificam o campo magnético terrestre que causa desconforto e desorientação dos pombos. Já que, é justamente pelo campo magnético da terra que eles costumam se orientar.

Com isso, os pombos acabam buscando outros locais para procurar comida e abrigo.

Além disso, utilizamos um sistema limpo, de rápida instalação e com excelentes resultados. Indicado para o controle de estabelecimentos de todos os tipos.

Se ainda não está convencido dos benefícios da Robotx, entre em contato e agende uma visita.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com um dos nossos representantes!

Contato