Todas as indústrias estão sujeitas ao aparecimento de pombos em suas instalações.
O que pode causar grande desconforto aos colaboradores, danos à saúde e ao patrimônio.
No entanto, existem seguimentos que acabam sofrendo muito mais as consequências de não realizar um controle efetivo de pombos.
Sendo as indústrias de alimentos, de cosméticos e de medicamentos as mais prejudicadas pela presença desses pombos.
Continue lendo e entenda o porquê?
O que atrai os pombos?
Os pombos urbanos se adaptaram muito bem a qualquer ambiente.
Estão acostumados com pessoas e são atraídos por três motivos básicos.
Alimento, Abrigoe e Segurança.
Os alimentos dos pombos podem ser qualquer resto de comida, como lixo mal-acondicionado, vizinhos e funcionários que alimentam os pombos e até mesmo algum ponto do processo produtivo de uma indústria, incluindo o armazenamento de matéria-prima comestíveis como os grãos.
Os pombos podem acessar um local através de portas abertas, telhados quebrados, janelas abertas, galpões com ventilação aberta e calhas.
Através desses pontos, eles entram para fazer o ninho em qualquer superfície acessível, confortável e segura. Normalmente, protegidos do tempo e dos predadores.
Controlar a proliferação de pombos é necessário, pois, eles são responsáveis por causar diversos prejuízos financeiros e a saúde.
Entre os prejuízos financeiros, estão a destruição de alimentos, contaminação de matéria-prima, destruição da parte elétrica, danos a fachadas, beirais, estrutura, telhados e forros, umidades entre outros.
Para as indústrias, em caso de uma auditoria, a empresa pode ser interditada e perder suas certificações.
O maior problema da presença de pombos, são as fezes que secam e espalham através do ar, fungos e bactérias. Que quando inalado constantemente, pode causar doenças graves como a criptococose e histoplasmose.
Indústrias de alimentos
Nas indústrias de alimentos, a qualidade final de um produto está diretamente ligada às condições de limpeza e principalmente, às Boas Práticas de Fabricação.
Pois, são produtos que estão em contato direto com consumidor e sua contaminação pode causar grandes danos à Saúde.
Dessa forma, todos os processos de fabricação devem ser acompanhados e constantemente avaliados para evitar qualquer possibilidade de contaminação.
Seja no armazenamento da matéria-prima, produção ou distribuição final de um produto.
As Boas Práticas de Fabricação, são normas obrigatórias elaboradas pela legislação brasileira, a fim de garantir a qualidade dos produtos fabricados no país.
Essas normas, possuem como principal função, a regulamentação das – “Condições Higiênicos-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos”, conforme Anexo I, das portarias 326/97 e 368/97.
Dentro dessas práticas, estão detalhados todos os cuidados que devem ser tomados na produção de qualquer produto alimentício, incluindo, o controle de pragas.
Segundo o regulamento, são considerados pragas, os animais capazes de contaminar direta ou indiretamente os alimentos. Nessa categoria, também encontramos os pombos, que são considerados pragas urbanas pela Secretaria da Saúde.
Para esse segmento, o controle de pombos deve ser feito de maneira ainda mais extensiva, pois a maior parte dos insumos consumidos são grandes chamarizes para os pombos. Especialmente empresas que produzam a partir de grãos e farelos.
Indústrias de Cosméticos, Higiene Pessoal e Perfumes.
Para a indústria de cosméticos são aplicadas as normas da Resolução RDC Nº 48, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013. Que Aprova o Regulamento Técnico de Boas
Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes.
As atividades de sanitização e higiene especificadas pela BPF, devem abranger pessoal, instalações, equipamentos e aparelhos, materiais de produção e recipientes, produtos para limpeza e desinfecção e qualquer outro aspecto que possa constituir fonte de contaminação para o produto.
As fontes potenciais de contaminação devem ser eliminadas através de um adequado programa de sanitização e higiene.
Isso inclui o controle de pombos, pois como já citado, esses pombos podem causar a contaminação de matérias-primas de origem vegetal, muito comum na produção de produtos cosméticos e perfumes.
Indústrias de medicamentos
A RESOLUÇÃO – RDC Nº 301, DE 21 DE AGOSTO DE 2019 – Dispõe sobre as Diretrizes Gerais de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos.
Normas que regulamento o processo de fabricação de todo e qualquer produto considerado medicamentoso no Brasil.
Dessa forma, fica estabelecido que os principais objetivos das normas de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos são:
- Evitar misturas acidentais;
- Evitar contaminação externa do manipulador para o medicamento;
- Impedir a contaminação cruzada de medicamentos;
- Garantir a rastreabilidade do medicamento desde a aquisição da matéria-prima até a entrega ao consumidor;
- Assegurar que o medicamento tenha o teor do ativo correto;
- Garantir a estabilidade do medicamento;
- Padronizar o trabalho da equipe através de treinamentos
As BPF também estão presentes na sanitização e higiene dos equipamentos antes e após procedimentos fabris para eliminar qualquer possibilidade de contaminação. Além disso, abrange também utensílios usados na produção do medicamento e toda a instalação fabril.
A presença de pombos pode ter grande impacto no quesito de contaminação externa ou cruzada, assim como na higienização de equipamentos, utensílios e colaboradores.
Em casos de contaminação, a empresa pode perder suas certificações e direito de fabricação de medicamentos por tempo indeterminado.
Medidas de Proteção
Toda e qualquer indústria deve estar atenta à presença de pombos em suas instalações ou arredores.
Indústrias que possuem como matéria-prima algum tipo de alimento deve prevenir qualquer possibilidade de contaminação.
O ideal é que seja feito um trabalho preventivo, no entanto, a qualquer sinal de infestação, é essencial buscar empresas com expertise em controle de pombos.
Pesquise e conheça melhor quais são os métodos oferecidos pelo mercado, e escolha a opção que melhor se encaixa nas suas necessidades.
A Robotx oferece um serviço personalizado e com tecnologia própria. Além disso, é um sistema limpo, de rápida instalação e com excelente custo-benefício.
Além disso, diferente de outros sistemas, o dispositivo HTX MAXX da Robotx, não causa dano algum aos pombos ou qualquer outro animal que faça parte do ecossistema do local onde está instalado.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com um dos nossos representantes e agende uma visita.