Nrs – Normas Regulamentadoras são fundamentais para atuação de toda e qualquer organização. Seja ela, pública, privada ou órgão do Governo, que possuam funcionários registrados no regime CLT.
Contudo, na indústria de alimentos, as NRs são ainda mais importantes de serem seguidas. Por isso, trouxemos este artigo para tirar suas dúvidas.
O que são NRs – Normas Regulamentadoras?
Primeiramente, é importante entender o que são as Normas Regulamentadoras.
O conceito é bem simples. Trata-se de um conjunto de orientações e procedimentos técnicos relacionados à segurança e medicina do trabalho.
As NRs abrangem tanto os deveres de empregador e empregado, quanto os direitos dos funcionários. Seus principais objetivos são:
- Oferecer aos funcionários condições de executar seu trabalho com segurança;
- Os direcionamentos servem como referência de qualidade nas atividades;
- Promover uma política de saúde e segurança no trabalho dentro do ambiente corporativo;
- Orientar e proteger todos os indivíduos envolvidos no processo através de uma legislação formalizada;
- Definir estratégias para prevenir acidentes de trabalho;
- Estabelecer processos e estratégias de prevenção de acidentes de trabalho.
O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) é o órgão responsável por elaborar e revisar as Normas Regulamentadoras. Além disso, também é o mediador entre comissões, empresas, funcionários e representantes políticos.
Como as NRs afetam a indústria de alimentos?
As NRs surgiram a partir de problemas reais da sociedade.
Um exemplo são pesquisas recentes que a apontam o Brasil como um dos países com maior número de acidentes de trabalho.
Essa informação revela um cenário ruim e exige uma resposta de órgãos públicos. E foi nesse contexto que surgiram as Normas Regulamentadoras.
Atualmente, são 37 NRs e em sua grande maioria, são voltadas a segurança e saúde no trabalho.
A Portaria nº 326/97 , da Vigilância Sanitária, que dispõe a regulamentação de alimentos no Brasil, deixa claro a importância do cuidado que a empresa deve ter, não somente na qualidade final do produto, mas também na qualidade de vida, conforto e segurança no ambiente de trabalho.
Para a indústria de alimentos, atender às necessidades de bem-estar de seus colaboradores, diminui os custos operacionais, aumenta a produtividade, os lucros e a qualidade dos produtos. Fatores indiscutivelmente fundamentais em meio ao um mercado tão competitivo.
NRs importantes para a indústria de alimentos
As indústrias de alimentos possuem muitas normas que regem toda a cadeia de produção, normas que garante que tudo esteja em acordo com as BPF (Bos Práticas de Fabricação).
Dentro dessas práticas, estão detalhados todos os cuidados que devem ser tomados na produção de qualquer produto alimentício, incluindo o controle de pragas.
Adotar as NRs é extremamente importante para o bom cumprimento das BPF.
Além das NRs principais como a NR-1 e NR2, que são obrigatórias e todas as organizações devem adotar, existem outras NRs que são extremamente importantes para as indústrias de alimentos. Principalmente quando falamos sobre da segurança ambiental.
Por isso, destacamos as 3 principais NRs que devem ser adotadas na indústria de alimentos para manter os colaboradores e a produção em segurança. Livre de qualquer tipo de dano ou contaminação.
NR- 5: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, ou CIPA como é conhecida, tem como principal objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Dentre as atribuições contidas na NR-5, destacamos algumas que são de extrema importância para as indústrias de alimentos. Entre elas estão:
- Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;
- Participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho;
- Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.
Considerando essas diretrizes, podemos observar que o controle de pragas como os pombos urbanos, também é extremamente importante para manter a saúde e segurança dos trabalhadores.
Portanto, faz parte da CIPA, cobrar a implementação de medidas preventivas de controle desses pombos.
Confira também: 06 doenças causadas direta ou indiretamente pelos pombos
NR-09: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA
9.1.1 Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. (BRASIL, 1990).
Ainda de acordo com a NR-09, os riscos biológicos estão relacionados à capacidade de organismos vivos causarem doenças no organismo humano.
E entram nessa categoria de agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros. Organismos que estão presentes em muitos ambientes de trabalho, incluindo as indústrias de alimentos.
Vale lembrar que os pombos são grandes vetores de zoonoses, por isso, o controle de pombos deve estar incluso no PPRA em todas as suas etapas.
Seja na antecipação e reconhecimento dos riscos, com a percepção da aproximação de pombos. Na avaliação de riscos e da exposição dos trabalhadores aos dejetos dos pombos, ou na implantação de medidas de controle, com a contratação de um serviço especializado no controle efetivo de pombos.
NR-12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.
A NR 12 define as referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
Seja durante transporte, montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação e desmonte de qualquer máquina ou equipamento.
Portanto, manter os equipamentos limpos e em condições de uso é extremamente importante para manter a saúde dos colaboradores.
Também faz parte da NR12 a criação de proteção desses equipamentos, incluindo a proteção contra agentes externos que possam de alguma maneira contaminar o maquinário.
Isso incluí os pombos, que podem causar grandes trastorno quando seus dejetos entram em contato com qualquer máquina ou equipamento. Além do risco da transmissão de doenças graves.
Tenha sucesso da implantação das NRs na indústria de alimentos
Se você chegou até aqui, vamos dar uma dica extra para que todas as NRs sejam implantadas e seguidas com sucesso em sua organização.
Contrate empresas especializadas para te ajudar!
Para garantir a qualidade de vida dos seus colaboradores, sem riscos ambientais causados por pombos, entre em contato com Robotx.
O método de controle de pombos adotado pela Robotx, tem como diferencial o controle personalizado. Uma vez que, é realizado uma visita técnica ao local.
Após essa visita, é realizado um projeto único, observando todas as características do local e as necessidades apresentadas.
Com isso, também é definido se o equipamento pode e deve ser instalado, além de avaliar qual é a intensidade necessária para afastar os pombos de maneira efetiva.
Cada projeto é único, pensado e executado para não causa nenhuma interferência no projeto arquitetônico do local de instalação.
Além disso, o sistema HTX MAXX é instalado de maneira limpa e sem afetar o andamento da produção da sua indústria ou rotina da sua empresa, ou casa.
Conheça mais sobre o sistema de controle de pombos: HTX- MAXX da Robotx.