5 Erros comuns cometidos na gestão de qualidade

por | maio 13, 2020 | Blog, Indústria

A gestão de qualidade é sem dúvidas a melhor maneira de se proteger contra os erros e Não Conformidades (NC) de um produto ou serviço.

Na indústria não é diferente, a gestão de qualidade tem como principal objetivo encontrar e eliminar qualquer erro, seja na matéria-prima, no fornecedor, na produção ou produto final.

Porém, nem sempre é fácil conseguir essa excelência, na verdade, é muito comum que hajam muitos erros e percas antes de se atingir a qualidade esperada.

Pensando nisso, trouxemos os 5 erros mais comuns cometidos pela gestão de qualidade dentro das empresas. São pequenos importantes, e que muitas vezes deixamos passar. Porém, podem fazer grande diferença na entrega final de um produto.

Leia com atenção cada um dos erros e entenda como evitar que ocorram em sua empresa ou local de trabalho.

No final, temos uma dica  para aumentar ainda mais a eficiência da gestão de qualidade. Confira! 

1- Gestão de qualidade exige um bom planejamento 

A falta de planejamento é um dos principais vilões em diversas áreas de um negócio, isso incluí a gestão de qualidade.

Um planejamento deficiente pode ocasionar prejuízos por desperdício de matéria-prima e mão de obra  em ações desnecessárias.

A gestão de qualidade deve ter sempre todos os processos planejados e principalmente revisados. Sem planejar, horas são perdidas tentando encontrar, em mio ao caos, quais são as prioridades de uma produção.

Quando existe um planejamento adequado a produção fluí muito melhor, isso porque, cada um já sabe o que, como e, porque realizar determinadas ações.

2- Bons resultados também merecem atenção. 

Outro erro comum que podemos observar na gestão de qualidade, é o não acompanhamento dos resultados. Principalmente quando são resultados positivos.

Normalmente quando tudo está correndo bem, a gestão de qualidade acaba se preocupando apenas com o resultado final e não se atenta aos detalhes.

Mesmo que tudo pareça estar indo às mil maravilhas, analisar os dados com cuidado e atenção, pode trazer insights surpreendentes para a melhoria dos processos.

Além disso, a gestão de qualidade, consegue diminuir o risco do aparecimento de surpresas nada agradáveis ou complicação repentina.

Por isso é importante estar atento aos resultados e fazer análises frequentes em toda a produção para definir ações de melhorias ou para manter o fluxo de produção adequado.

3. Existem ferramentas certas para a gestão de qualidade.

Embora a maioria das empresas já utilize ferramentas de gestão integradas, é comum que os profissionais da área de qualidade ainda se apeguem às planilhas e tabelas do Excel para organizar os seus processos.

A falta de habilidade e intimidade com essas ferramentas de gestão pode deixar a gestão de qualidade lenta, a ponto de não conseguir acompanhar o ritmo de produção e outros setores.

Existem outros pontos nos quais as planilhas não são boas o suficiente para o gerenciamento da qualidade, entre eles:

Vulnerabilidade a fraudes: qualquer pessoa pode ter acesso às informações, até mesmo via rede. Com isso, qualquer pessoa também pode alterar formas e valores facilmente.

Baixa confiabilidade:  erros de digitação também são comuns, e por mais que esses erros pareçam inofensivos, podem abalar a credibilidade das informações e levar os gestores a tomar decisões ruins. Além disso, basta uma distração na hora de salvar os dados e as informações podem ser perdidas para a sempre;

Não geram indicadores automaticamente:  as planilhas não foram feitas para armazenar dados históricos, sendo assim, torna-se muito trabalhoso transformar dados em informações úteis para análises gerenciais do dia a dia bem como obter histórico de lições aprendidas;

Lentidão: principalmente quando essas planilhas possuem uma grande quantidade de dados.

Por isso é importante extrair tudo o que as ferramentas de gestão podem oferecer, desapegar de antigos hábitos é importante para manter a qualidade e eficiência de uma produção.

4-  Treinamento também são atribuições da gestão de qualidade.

A qualidade de um produto ou serviço é o resultado de um esforço conjunto de muitos colaboradores e a preservação da qualidade depende do esforço e compromisso diário de todos.

Oferecer cursos e treinamentos e manter sempre viva a padronização dos processos servirá para que os colaboradores possam compartilhar um propósito comum em prol da qualidade.

Isso pode ser feito através de cursos e treinamentos, onde os funcionários aprenderão como realizar suas atividades de maneira eficiente e principalmente, atendendo aos requisitos necessários para uma produção livre falhas.

Esses treinamentos, muitas vezes, são deixados de lado  ou são realizados de maneira simples  e sem muito engajamento. É dever da gestão de qualidade manter um fluxo apropriado de treinamento, assim como o conteúdo sempre atualizado. Com isso, é possível manter os colaboradores engajados na melhoria contínua da produção.

5- Acreditar exclusivamente no Certificado de Qualidade emitido pelo fornecedor

Uma prática muito comum entre as empresas, é exigir Certificados de Qualidade de fornecedores. No entanto, é preciso entender que, embora esses certificados sejam valiosíssimos para comprovar a procedência do produto diante as exigências legais, eles não garantem por completo a conformidade do produto fornecido.

Por isso é importante que a gestão de qualidade realize inspeções dos lotes recebidos utilizando critérios pré-estabelecidos pela empresa.

Dessa forma, é possível identificar qualquer tipo de defeito ou Não Conformidades antes que o produto vá para produção, ou até mesmo para o consumidor final. O que pode fazer com que haja danos irreparáveis para a credibilidade da empresa no mercado.

Também é válido ressaltar que, muitas vezes, é importante realizar a inspeção na orgiem, ou seja, antes que o produto seja enviado pelo fornecedor.

Com isso, sua empresa garante que os produtos recebidos sejam de qualidade, eliminando qualquer risco de desperdícios ou custos extras por conta de produtos defeituosos.

Dica extra: controle os riscos de maneira eficiente. 

A gestão de qualidade é grande responsável pelo produto final, e já ficou claro que o seu trabalho está presente em todas as etapas da produção. 

Por isso, é importante que seja implementado um planejamento de controle de riscos, com o objetivo de reunir as características críticas de um produto ou processo. Assim, é possível detectar de forma antecipada possíveis Não Conformidades e falhas.

Diante disso, é importante entender e identificar os riscos, internos e externos, que podem ameaçar a qualidade de um produto.

Normalmente a gestão de qualidade acaba focando nos riscos aparentes e de impacto direto ao produto final. No entanto, é preciso se atentar a riscos que podem afetar, não somente a produção, como também a saúde e qualidade de vida dos colaboradores da empresa.

Entre esses riscos, podemos apontar a infestação de pragas, principalmente os pombos, que representam grande risco de contaminação para as que trabalham com alimentos.

A presença desses animais pode interferir diretamente nas Boas Práticas de Fabricação e consequentemente na qualidade final do produto. 

Além de causar grandes transtornos entre os colaboradores, pela sujeira que deixam, ou pela possibilidade da transmissão de doenças graves.

Por isso, é importante que a gestão de qualidade reconheça esses riscos e procure por empresas com expertise para um controle de forma assertiva.

A Robotx apresenta uma solução eficiente para o controle de pombos. Sua tecnologia soluciona o problema sem causar nenhum dano ao meio ambiente ou colaboradores. Além disso, é feita de maneira limpa e não interfere na produção. 

Agende uma visita de um dos nossos representantes e faça um controle de risco de forma efetiva e definitiva.

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