Comece 2021 livre das doenças e prejuízos que os pombos podem causar.
De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento da população de pombos é considerado um grave problema.
Pois, o contato com esporos dos excrementos desses pombos, pode causar doenças alérgicas, respiratórias, doenças infecciosas como a Salmonelose e Ornitos, bem como a Criptocose que é provocada por fungos.
Além disso, esse contato também pode causar meningite, uma doença grave e que em alguns casos, pode deixar sequelas ou até mesmo levar a morte.
Por isso, trouxemos algumas dicas para que você consiga se livrar da presença desses pombos, seja na sua empresa, comércio ou residência.
Comece dificultando o acesso à água, alimentos e abrigo
Sem dúvidas, uma medida que pode ajudar, é dificultar o acesso dos pombos a comida e água.
Os alimentos dos pombos podem ser qualquer resto de comida, como lixo mal-acondicionado, vizinhos e funcionários que alimentam os pombos e até mesmo algum ponto do processo produtivo de uma indústria, incluindo o armazenamento de matéria-prima comestíveis como os grãos.
Os pombos são animais extremamente adaptáveis e se acostumam muito fácil com a presença humana.
Portanto, mantenha lixos fechados e oriente as pessoas ao redor para que não alimentem nem deixem restos de comida ao alcance dos pombos.
Locais que armazenam água também devem estar devidamente tampados.
Com essas medidas, os pombos tendem a procurar outro local.
No entanto, esses pombos costumam percorrer uma distância grande em busca de alimentos. Por isso, mesmo que você mantenha o local livre de alimentos, ainda há o risco da instalação de ninhos em prédios e estruturas que ofereçam segurança para esses pombos.
E com isso, a presença de pombos se torna ainda mais intensa, já que são pombos que se reproduzem rápido e são extremamente adaptáveis.
Coisas que não funcionam no controle de pombos
Os pombos são animais espertos e com alta capacidade de adaptação nos espaços, por isso alguns truques caseiros não são eficientes para afastá-los da casa.
É inútil tentar traques, festão de natal, papel alumínio ou esculturas de aves de rapina. Pintar o telhado de branco ou pendurar CDs também são ações que não funciona.
Esses animais podem se assustar na hora, mas se acostumam e voltam a frequentar o telhado.
Outros artifícios como os espetos, telas e adesivos também se mostram ineficazes, pois também não afastam definitivamente os pombos. Apenas dificultam a aproximação, mas como já sabemos, os pombos são extremamente adaptáveis, portanto, acabam retornando ao local.
Além disso, todos os métodos descritos acima acabam sendo um investimento negativo e pode até causar prejuízo. Pois, necessitam de manutenção, troca e reparos frequentes.
Enfim, se quiser se manter livre desses pombos, vale pesquisar e buscar pelo método que melhor atende as suas necessidades.
Para Indústrias – Comece com um bom Controle de Qualidade
Se você possui ou trabalha em uma indústria, ter um bom setor de Controle de Qualidade pode ajudar e muito no controle de pombos.
Pois, assim como fornecer um ambiente tranquilo, seguro e agradável aos colaboradores, também é responsabilidade do setor de qualidade estar atento a limpeza e organização de todas as instalações.
Seja o local de armazenagem de matéria-prima, caixa d’água, prédios administrativos, estoques, etc.
Além disso, fica sendo de responsabilidade do Controle de Qualidade a prevenção da contaminação por lixos ou sujidades de origem animal.
Segundo as normas de BPF: “… Deve-se aplicar um programa eficaz e contínuo de controle das pragas….”
Sendo assim, fica a cargo do setor de qualidade garantir que as instalações e as áreas circundantes de uma indústria esteja livre de agentes que possam causar riscos de contaminação.
Portanto, o Controle de Qualidade verificar quais são as medidas que melhor se aplicam no controle de pombos em seu segmento.
Além disso, também é de responsabilidade do setor de qualidade buscar por empresas que possam auxiliar nesse processo.
Peça ajuda profissional
Vale ressaltar que o controle de pragas/animais, deve ser feito de maneira apropriada.
Para que não agrida o meio ambiente e não interfira na produção e rotina dos colaboradores.
“As medidas de controle de pragas devem ser aplicadas somente sob a supervisão direta do pessoal tecnicamente competente que saiba identificar, avaliar e intervir nos perigos potenciais a saúde”
Por isso, é importante que ficar atento as novas tecnologias e escolha como fazer o controle de maneira efetiva.
Para evitar impactos negativos em sua empresa por conta da presença de pombos, é importante que seja realizado um trabalho preventivo e realmente efetivo.
Para isso, escolha o método de controle que melhor se adéque às suas necessidades.
Fique de olho na durabilidade, custos de instalação, manutenção e principalmente, na confiabilidade do método escolhido.
O método de controle de pombos adotado pela Robotx, tem como diferencial o controle personalizado. Uma vez que, é realizado uma visita técnica ao local.
Após essa visita, é realizado um projeto único, observando todas as características do local e as necessidades apresentadas.
Com isso, também é definido se o equipamento pode e deve ser instalado, além de avaliar qual é a intensidade necessária para afastar os pombos de maneira efetiva.
Cada projeto é único, pensado e executado para não causa nenhuma interferência no projeto arquitetônico do local de instalação.
Além disso, o sistema HTX – MAXX é instalado de maneira limpa e sem afetar o andamento da sua rotina.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com um dos nossos representantes e agende uma visita.